domingo, 19 de maio de 2013

menos mimimi e mais louça para lavar #1

Coloquei o #1 no titulo porque provavelmente farei outros no estilo. Enfim...

Esses dias pelas internets da vida li a seguinte matéria "Pais se enfurecem após transformação que Disney fez na transformação de Valente". Cliquei claro, pois sou uma fã da Disney e o link me chamou a atenção. Fui abrir a matéria e me deparei com a seguinte imagem:


Já comecei a pensar "alguém está sem louça para lavar..." E lendo a matéria concluí o pensamento inicial: TÁ FALTANDO LOUÇA HEIN?!. Seguem trechos do texto:
"Os cachos bagunçados de Merida foram suavizadas em contidas ondas, sua cintura ficou mais fina, os olhos maiores, o rosto mais definido, e o mais chocante, ela perdeu seu fiel arco e flecha. Criada pelo site A Mighty Girl, a petição change.org argumenta que a Disney está fazendo um “tremendo desserviço para as milhões de crianças para as quais Merida é uma modelo poderosa”.
_
Segundo a petição criada pela co-fundadora do site, Carolyn Danckaert, a Merida original, que atirava flechas com convicção, alcançava as meninas que queriam ser diferentes em vez serem consideradas apenas troféus para serem admiradas. Agora, a princesa ficou mais sexy e mais madura."
Eu nem sei por onde começar...uma petição? Calma caras vocês tem probleminhas né? E a justificativa apresentada só comprova a estupidez da galera envolvida no drama: "Os cachos bagunçados de Merida foram suavizadas em contidas ondas, sua cintura ficou mais fina, os olhos maiores, o rosto mais definido". Seria tudo isso por que é um desenho 3D que foi adaptado para o 2D? Será que a ~JÊNIA~ criadora do mimimi entende um pouquinho só de ilustração e de todos os processos para deixar a personagem dentro da mesma identidade visual das outras princesas? Não, acho que não...

A "transformação" era só pegar a personagem 3D e passar para o 2D, exatamente como foi feito com a Rapunzel. Algum problema? Não, só falta de louça mesmo.
E ai vem a citação de uma jornalista que escreve para o site americano da revista Glamour - sim, uma daquelas revistas que adora colocar na capa mulheres com cabelos perfeitos:
“Ter uma filha de cabelos encaracolados mudou meus sentimentos sobre a textura do cabelo neste mundo. Mais especificamente, eu gostaria que houvesse mais celebração de cachos naturais em nossa cultura popular. Então você pode imaginar como me sinto sobre a notícia de que a Disney tem dado um tratamento de queratina a sua heroína Merida. Sim, os cachos definitivamente foram suavizadas um pouco. Eles são mais como ondas das modelos da Victoria’s Secret agora”
Amiga, se você depende do mundo para sua filha aceite e seja feliz com sua genética, você está fazendo errado! Aliás, qualquer um que dependa da "benção" de algo que não seja si próprio para se aceitar e viver de boa está errado!

Se as pessoas se preocupassem mais em ser o exemplo do que exigir que tudo a sua volta seja um, as coisas seriam bem melhores e bem menos chatas. E o mundo ficaria sem tanto mimimi.

Update: A Disney declarou que o look novo da Merida era só para uma linha de produtos. Tá vendo gente, não precisava de tudo isso....

>Curtiu? Comente, me siga no Twitter e compartilhe este post! :)

14 comentários:

Cristina disse...

Finalmente alguém postou algo contra esse mimimi ! O que eu acho mais incrivel é as pessoas dizerem que ela não é um bom exemplo, que uma menina para ser aceita tem se maquiar e tudo mais. Reclamam, mas eu vejo todas as mães do meu facebook pintando a mão das filhas 1, 2 anos com temas da Galinha Pintadinha. As pessoas esquecem que quem educa seus filhos são elas e não a mídia ... !

Leroi disse...

Sinceramente o exagero do politicamente correto tá tornando o mundo extremamente chato. Infelizmente.

Anônimo disse...

Legal é usar seu tempo precioso de lavar a louça para dizer que a luta dos outros é insignificante. Se você assistiu o filme brave deve saber que ele apresenta uma nova posição sobre mulheres, onde elas podem ser o que quiserem, sem seguir um padrão da sociedade. a reclamação é muito mais que mimimi, a nova figura, que deveria ser só uma adaptação para 2d nao só deixou os cachos mais "comportados" como ajustou a figura da princesa para uma silhueta mais magra e sensual, aumentou o decote e inseriu um cinto (que antes era apenas para guardar flechas e agora é um cinto decorativo para valorizar a cintura). A nova imagem não é só uma adaptação para 2d, mas também uma adaptação à imagem idealizada das outras princesas, o que descaracteriza completamente essa personagem.

Anônimo disse...

mimimi= termo usado para desprezar assuntos relevantes para outros, não acrescentando em nada na discussão, só mostrando arrogância.

mandar lavar a louça= termo claramente machista, mandando a mulher "voltar para seu lugar" (já que esse assunto é claramente de interesse feminino, mesmo q não tenha mandado claramente está implícito)


se queria deixar claro o quanto acha mulheres e assuntos relativos a elas desimportantes, conseguiu.

Anônimo disse...

E ignorar a influência da Disney nas crianças, independente de um ambiente saudável em casa é ser cego. Nenhum de nós é uma ilha, ninguém é tão superior que não sofra influência dos produtos e mídias produzidos pela sociedade.

Leticce disse...

Se quer expressar, dar peso e valor em sua opinião, por favor use uma identidade, não o anonimato.
forte abs.

Anônimo disse...

Por que a identidade seria importante? Basta saber que é um humano falando.

Joseph Protzner disse...

Já que para receber uma resposta sua é necessária a identificação, eu tomo o lugar do anônimo e faço dele as minhas palavras (se é que foi apenas um anônimo), já que tão cirurgicamente precisas.

"Legal é usar seu tempo precioso de lavar a louça para dizer que a luta dos outros é insignificante. Se você assistiu o filme brave deve saber que ele apresenta uma nova posição sobre mulheres, onde elas podem ser o que quiserem, sem seguir um padrão da sociedade. a reclamação é muito mais que mimimi, a nova figura, que deveria ser só uma adaptação para 2d nao só deixou os cachos mais "comportados" como ajustou a figura da princesa para uma silhueta mais magra e sensual, aumentou o decote e inseriu um cinto (que antes era apenas para guardar flechas e agora é um cinto decorativo para valorizar a cintura). A nova imagem não é só uma adaptação para 2d, mas também uma adaptação à imagem idealizada das outras princesas, o que descaracteriza completamente essa personagem.
mimimi= termo usado para desprezar assuntos relevantes para outros, não acrescentando em nada na discussão, só mostrando arrogância.

mandar lavar a louça= termo claramente machista, mandando a mulher "voltar para seu lugar" (já que esse assunto é claramente de interesse feminino, mesmo q não tenha mandado claramente está implícito)


se queria deixar claro o quanto acha mulheres e assuntos relativos a elas desimportantes, conseguiu.

E ignorar a influência da Disney nas crianças, independente de um ambiente saudável em casa é ser cego. Nenhum de nós é uma ilha, ninguém é tão superior que não sofra influência dos produtos e mídias produzidos pela sociedade."

A ideia errada aqui não é a do anônimo, e sim a sua por perpetuar uma cultura tão maléfica às mulheres e diminuir a luta alheia.

Já fui seu admirador, a partir de hoje, não mais. Não só pelo seu posicionamento claramente equivocado, mas, principalmente, pela arrogância ao receber uma crítica.

Helen Araújo disse...

Não vi o filme Valente, mas só de ver trailers pensei "nossa, até que enfim uma menina forte e independente, e com cabelos bagunçados iguais aos meus!". Quando vi a "nova" Valente, fiquei chateada mesmo, não sei se faria uma petição, mas concordo com a mesma, já que, se não me engano, a própria criadora se irritou, pois queria mostrar a rebeldia adolescente ou algo assim, que tinha a ver com a filha dela.
Não é tanto exagero do politicamente correto como disseram, não pra quem sofre com esses padrões de beleza e de moralidade enraizados inclusive nas princesas da Disney, sempre de cabelos lisos, mocinhas injustiçadas e frágeis.
Sem falar que, além de tudo, a Valente mais bonita é a original.
Bom, ainda temos Fiona e Shrek, o Burro e a Dragoa, pelo menos hehe.
Ah, caso queira ver um ponto de vista diferente, eu acho esse texto bem legal: http://quinasecantos.com/2013/05/15/quando-ser-bonita-e-melhor-que-ser-valente-a-transformacao-de-merida/.
Eu sei que é bem chato as vezes esse negócio de reclamar de tudo, cansa mesmo porque é uma guerra louca, ainda mais na internet com informação pra tudo que é lado. Mas acho sempre bom ver todos os lados pra dialogar inclusive, sem embates ferrenhos.
Ah, e adoro o trabalho do "Renato era Chato", bom demais hahah

Leticce disse...

Caro Joseph, já que vc se deu ao trabalho de escrever, eu me dou ao trabalho de ler e responder.

Em momento nenhum eu critico "a batalha das mulheres por X,y ou z" eu critico o drama desnecessário que a sociedade atual dá a qualquer coisa, como se fosse uma declaração de guerra,ou um ataque pessoal. Os termos "mimimi e lavar louça" se aplicam a sociedade nesse caso, NÃO À MULHERES E seus assuntos. Usei um assunto do momento, para criticar esse boom de drama por toda e qualquer coisa. Tanto que nas primeiras linhas do texto coloquei "Coloquei o #1 no titulo porque provavelmente farei outros no estilo. Enfim..."pois provavelmente- ou não- escreverei mais textos sobre

Sim, eu assisti Brave, achei o trabalho de animação sensacional. É Disney, não tem o que falar. A beleza, o visual, a mensagem e a história não mudam por uma adaptação para virar figurinha e pijama. Se uma criança assistir o filme hoje, ela não vai ver a adaptação 2D cheia de brilho (e muito bem feita aliás), vai ver o original. E sempre assim será. Se você reparar, no print do site da Disney, aonde as outras princesas aparecem, TODAS estão adaptadas, redesenhadas...Com mais acessórios, mais brilhos, mais acessórios, dentro de uma nova linguagem. A Bela deixa de acreditar na beleza interior por ter cabelos mais compridos? não. A essência e as histórias continuam as mesmas, pra sempre- ou até que façam releituras animadas.

Em tempo, a Disney mudou a "foto" da merida no site, mas declarou que a adaptação faz parte - E É APENAS PARA ISSO- de uma linha de produtos ESPECIFICA - que não será alterada.

Link abaixo:
http://www.insidethemagic.net/2013/05/exclusive-disney-bravely-responds-to-merida-makeover-outrage-says-2d-new-look-was-for-limited-use-only/
Percebe o drama que rolou desnecessariamente? É isso que eu chamo de mimimi e falta de louça pra lavar..

:)

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Rsrsrsrs... eu não sei o que dizer.
Bem posso entender os dois lados, o da Disney, querendo uma Merida mais sensual, com cabelos sedosos e ondulados e entendo as feministas da vez que querem quebrar esse paradigma de que mulher só é bonita tendo tudo no lugar.
Agora que a disney aliena algumas meninas... ahhh isso não podemos negar e que tem muita mãe alienada tbm, nem podemos contar quantas.
Vamos parar de colocar culpa nos outros, pelo o que nossos filhos se tornam amanhã... é dever da mãe e do pai, ensinar a filha que beleza não é tudo, que magreza não é beleza, que homem de VERDADE não valoriza cintura fina e cabelos sedosos... e por aí vai, como a Lettice disse: Se as pessoas se preocupassem mais em ser o exemplo do que exigir que tudo a sua volta seja um, as coisas seriam bem melhores e bem menos chatas. E o mundo ficaria sem tanto mimimi.
Bjs
www.artesdosanjos.com.br

Anônimo disse...

Pelo título logo vi que não ia prestar! Moça, você é machista!

Anônimo disse...

Falta de louça pra lavar?? Essa é provavelmente a expressão mais machista já inventada...

Anônimo disse...

http://feministmedia.tumblr.com/post/41083968778/dear-disney-fans