sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Marketing, ação de rua, idéias e sobre ser o primeiro.

André Citroën era um cara a frente de seu tempo, e eu não vou aqui falar sobre o fato dele ter sido o fundador da gigante Citroën (sim, a de carros amiguinhos). Vamos viajar para 1925 e imaginar como era a vida naquele tempo, e além disso, devemos nos lembrar que não havia internet, televisão, iPhones, ou qualquer outro meio de grande alcance que tivesse recursos bons o suficiente para seduzir consumidores. Havia o cinema e o teatro, mas estes ainda tinham (tem) as suas limitações. Acrescente nesta lista de "problemas" a vibe pós-guerra que o mundo se encontrava. Pronto: agora vocês tem noção do problema que era vender carros naqueles tempos.

É neste tipo de situação que as alternativas mais geniais aparecem.

E então a cidade luz ganhou naquele ano mais um motivo para tal apelido: um de seus pontos mais famosos, a torre Eiffel, fora coberta por 125 mil lâmpadas incandescentes, que formavam o nome "Citroën". Nascia ali o primeiro letreiro elétrico de propaganda, fruto de da mente do próprio André Citroën,  que decidiu literalmente fazer sua marca brilhar. Inovador, ousado e único, características definitivamente adequadas de serem associadas à marca - e talvez sem querer ele conseguiu isto. Vejam as fotos e imaginem o que isto representava em 1925:


Apenas isso, em 1925.
Eu aqui me pego pensando "e se alguém tivesse falado para ele que era impossível ou ridículo fazer isso?" E ele tivesse dado ouvidos e não realizado a sua idéia? Quanto tempo até alguém dar a luz (tum tum tsss) ao primeiro letreiro eletrônico?. Talvez ser o primeiro (a) em alguma coisa signifique não dar ouvidos aos outros, mas isto é assunto para um próximo texto.

Voltando a brilhante idéia do Sr. Citroën, resta contar que ela só durou até 1934, pois as contas de luz eram absurdamente altas e os proprietários da torre decidiram acabar com o contrato de aluguel do espaço. Será que ele também foi acidentalmente inteligente de não incluir o pagamento da conta de luz no preço do aluguel? Não dá para saber.

Vou fechar esse post com uma dica legal para os amigos que trabalham com publicidade e afins, trata-se de uma lista criada pela CBS mostrando os maiores gênios de marketing de todos os tempos ( título pouco apelativo hein?) Interessou? então clica aqui e veja a matéria.
>Gostou ? Aproveite e me siga no Twitter :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Honourable bye, genial chum :)