domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ciganos do século 21: My big fat gypsy wedding


O post de hoje é sobre um documentário da Channel 4 que encontrei por acaso esses dias: My Big Fat Gypsy Wedding, que em uma tradução sem nenhuma poesia seria "Meu grande e farto casamento cigano". Na série, conhecemos as tradições ciganas do grupo que mora Reino Unido no momento mais importante da vida de suas mulheres: o casamento.

Esqueça o estereótipo cigano: vestidos, moedas e chales. No século 21 as noivas dessa cultura misturam seus sonhos de infância com extravagâncias dignas de filmes, ou seja, tudo que estiver na mente delas, tem que existir na festa. Um ponto em comum a todas: quanto maior o vestido, melhor. Nada de vermelho, nada de flores na cabeça e dentes de ouro.
Quanto maior, melhor.
A própria estilista, especializada em vestidos para os ciganos confessa que eles, por serem tão grandes e pesados, acabam deixando cicatrizes permanentes no corpo das exigentes noivas, mas isso acaba também sendo um sinal de status. "Quanto maior a cicatriz, maior foi o vestido".

Não vou me estender mais em falar as inúmeras peculiaridades que este documentário mostra, sem pender pra nenhum tipo de preconceito. Abaixo os vídeos:








Se você quer conhecer mais sobre o documentário, pode visitar a pagina do programa, também em inglês. Infelizmente o site não disponibiliza para o Brasil os vídeos...tudo bem, ainda temos o youtube.

>Gostou da dica? Aproveite e me siga no Twitter :)

Um comentário:

Bruna Araujo disse...

Eu assistir o dia em que passou essa menina da primeira foto é bem interessantemente ver como eles vivem né?
Minha Rosa Amarela