quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Porque quarta é dia de costela.

Como o de costume me dirigia ao restaurante de sempre às quartas-feiras motivada, dentre outras coisas, pela costelinha ali servida.

imagem ilustrativa.

Aquele restaurante tinha vários atrativos que me faziam ser fiel ao estabelecimento, dentre eles a suculenta carne com ossos coberta de barbecue. Era quarta-feira o dia que a iguaria era servida e eu deixava claro a quem fosse me acompanhar que era lá que eu ia almoçar.

Quarta-feira também era o dia com o maior índice de bizarrices para o meu lado.

Aquele era um senhor com uns 60 anos, obviamente em seu horário de almoço e que sempre acabava perto de mim na fila para o buffet. Por esse motivo acabávamos nos cumprimentando com sorrisos silenciosos em sinal de educação. Eu não sabia o nome dele, e nem ele o meu, mas eu sempre terminava terrivelmente sem graça quando ele aparecia. O motivo: ele insistia em conversar sobre o que e quanto eu colocava no meu prato.

Estou com minha bandeja sobre o apoio. Nela há um prato pequeno para entradas e o maior para pratos quentes. A disposição dos alimentos no buffet é a seguinte: bebidas> doces> saladas> pratos quentes. Então, enquanto aguardo as pessoas na minha frente se servirem de saladas, encaro o bolo de chocolate que está na altura de meus olhos.

"Porque não?" Penso enquanto coloco uma fatia da grossura de um aspargo no pequeno prato. "Umas frutinhas também vão bem hoje" concluo e completo o espaço restante do recipiente. Um dia quente combina com frutas, saladas e coisas leves e as pessoas a frente parecem estar com a mesma linha de pensamento, por isso parecem demorar mais que o de costume para escolher o que comer. Tudo bem, eu estou sem pressa.

Ele chegou, e por coincidência, escolheu o mesmo lado que estou na fila para servir-se. Menos mal, ele está acompanhado da colega de trabalho e provavelmente não irá comentar sobre o que eu vou comer.

"Vou pegar essas frutas, hoje tá quente né?" diz ele olhando para mim enquanto coloca salada de fruta em seu prato "ah vejo que também tem um bolo de chocolate aí" completa sorrindo e olhando para a minha bandeja.

OH MEU DEUS

"É sim" respondo com um sorriso educado.
"Ah um doce não faz mal as vezes, mas na minha idade tenho que controlar" ele suspira em sinal de auto desaprovação enquanto fala.

A fila anda, posso finalmente caminhar para pegar saladas, e a colega do senhor parece ter comentado algo com ele que tirou sua atenção de meu prato. Rúcula, tomate, agrião, brócolis e algumas outras coisas vou colocando no prato, na quantidade certa para saciar a minha fome. Fico indecisa por alguns segundos entre duas saladas de grãos: erro fatal, ele me alcança.

"ah salada faz bem né? tem que comer essas coisas saudáveis" ele comenta enquanto encara as duas travessas de salada "mas aposto que você também come para manter esse seu corpo" completa me encarando com um sorriso.

PAUSA
Silêncio constrangedor. Segundos que dão tempo para inúmeras pequenas reações a volta.

A colega dele o encara um pouco sem graça, mantendo-se em uma pose estática . Um rapaz a minha frente me encara com um sorriso contido, em um gesto de compreensão e vergonha-alheia. Eu fico querendo me enterrar no buffet. Ele finalmente se dá conta da situação e tenta contornar.

"Todos precisamos cuidar do corpo, da saúde..." Ele diz sorrindo, em um misto de discurso e justificativa.

Bom, agora é só mais uma coisa aqui no prato: um teco de costela e eu posso dizer que terei uma alimentação balanceada. Ironia do destino: a travessa de costelas acaba bem no momento que seria a minha vez. Sei que o serviço aqui é eficiente e que em poucos segundos uma das mocinhas do restaurante trará da cozinha um novo lote fumegante. Quem quiser passar na minha frente, fique à vontade, pois vou esperar aqui um pouquinho.

"Pode passar na frente eu estou esperando aqui"eu digo para o senhor afim de não segurar a fila.
"ah não, tudo bem eu ainda não sei o que vou pegar daqui" Ele responde.

A mocinha chega então com a travessa e eu pego um pequeno pedaço de costela sem grande alarde.

"ahh estava esperando a costela hein!" o senhor exclama e dá uma piscadinha.
Respiro fundo e fico com um sorriso tímido no rosto. Falta pouco para eu pegar a comanda e ir pra mesa. Outra dessa só quarta que vem..ou talvez amanhã.

Isso é vida real gente, minha vida. Acredite ou não.

>Gostou do texto? Aproveite e me siga no Twitter :)

7 comentários:

Rafael disse...

MT BOM rs!

agora quero comer costela =~

decomatsushita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
decomatsushita disse...

Pelo amor de Deus! Onde encontro essa costela?

Leticce disse...

@Decomatsushita: Então eu comia essa costela a uns 2 anos atrás ( 2009 + ou-), em um restaurante por kilo chamado "Quality Food" em uma paralela à av Berrini (SP). Não sei te dizer se atualmente este restaurante ainda existe e se as coisas continuam na mesma qualidade. :D

guilhermewells disse...

@decomatsushita
Essa costela, se entendi direito, tem no Outback, Ribs on the Barbie.

Eee ele nunca tentou sentar com você e continuar os papos não ? haha

Leticce disse...

@guilhermewells : exatamente, é o mesmo estilo de costela que tem no outback.

E não, ele nunca tentou sentar comigo para continuar os papos...Nossa eu iria ficar muito embaraçada! :-O

decomatsushita disse...

@guilhermewells conheço a do Outback, mas poder comer essas costelas na pressa da hora do almoço é um luxo difícil de se encontrar.

Poxa dois anos atrás trabalhava na Berrini e nem sabia da existência desse restaurante, agora fica um pouco fora de mão para mim mas vou dar uma procurada. Valeu aê!