sexta-feira, 12 de junho de 2009

Caminho das Indias? Não obrigada, eu prefiro a internet.

Sempre tive bastante interesse por culturas do 'outro lado' do oceano, e a Índia sempre esteve presente na minha listinha ( muito antes dessa novela, Kajra re já estava no meu MP3 no ultimo volume a caminho da faculdade) por suas cores e visuais peculiares, afinal referência nunca é demais. O que acabou me levando a fazer inúmeras pesquisas ''internéticas''...Foi assim que conheci o Bollywood e seus filmes musicais fantásticos e alguns costumes totalmente conflitantes com a paz e serenidade tão associadas ao pais.


Cena do filme "uma nação sem mulheres" , legendado em inglês, selecione a opção no menu de vídeo ...provavelmente você não verá uma cena dessa na novela...talvez no Fantástico.
...

Eu disse Bollywood? sim senhor! A maquina de fazer os filmes musicais mais fantasticos e grandes já vistos. Cenarios super coloridos, figurinos exuberantes e coreografias impossiveis de serem executadas por simples mortais ( me pergunto como eles conseguem ensaiar e dirigir sequencias enormes, com tantos dançarinos, milimetricamente coreografados a perfeição). Eu adoro! e tô dentro se alguem me convidar para participar .

Teve um filme que inclusive teve seqüencias gravadas aqui no Brasil, chamado "Dhoom:2". Graças ao maravilhoso mundo do compartilhamento da internet, eu o assisti movida pela absurda curiosidade e força de vontade ( foram cerca de duas horas e meia de inglês misturado com hindi , sem legendas). No elenco do filme estão Aishwarya Rai (Eleita a mais bela Miss de todos os tempos, garota propaganda de varias campanhas de beleza e uma das mais bem pagas atrizes da terra de Kajra re...ah sim é ela que tambem canta e dança neste ultimo- sim, a moçoila de saia rosa) e Hrithik Roshan , "o Cara", ator famoso "tipo exportação". Apesar de ser um filme de ação, as cenas musicais existem, e são encaixadas na trama as vezes de uma forma um pouco 'brusca'...mas é Bollywood e tá tudo perdoado. Abaixo a musica tema - a minha favorita:

Não, isso não é um clipe promocional da trilha...isso é parte do filme. Obviamente nada tradicional ....Dhoom machaleee Dhoommm...
Se você der uma boa pesquisada por ai vai encontrar alguns disponíveis pela internet, ou você pode ficar atras de festivais de cinema indiano (em São Paulo) como aconteceu ano passado no CCBB .
***
Se você é uma pessoa que não acreditase contenta com o mundo cor de páprica da novela, uma boa fonte de informações sem fantasias e variadas é um blog que acompanho a alguns anos chamado INDI(A)GESTÃO. Escrito pela Professora Sandra que reside na Índia desde 1999, o blog é recheado de preciosidades para quem não está imerso na cultura.

Campanha sobre o uso da camisinha ao estilo Bollywood? só no INDI(A)GESTÃO

Por hoje é só, espero que vocês tenham chegado até o final desse post gigante e gostado( ainda que o editei para ficar menor). Por motivos técnicos posts com minhas artes só semana que vem.


Nenhum comentário: